Sem dúvida alguma nenhum vestibulando é igual ao outro, cada um tem uma peculiaridade que é facilmente identificada. Se você ainda não sabe qual seu tipo, veja:
AMBICIOSO: É o vestibulando que está preocupado com o quanto vai ganhar assim que formado. Não está preocupado em fazer o que gosta e sim o que dá dinheiro! O importante é escolher aquela carreira que está pagando o melhor salário ou que tenha melhores possibilidades de ascensão financeira rápida. Possui uma natureza empreendedora e um instinto possessivo muito poderoso. Alcança a segurança através das posses materiais, e pode ser muito auto-indulgente e inflexível.
O "DA MODA": Bem, a profissão do momento é robótica! É nessa que eu vou! Este vestibulando é aquele que pega carona nas profissões do momento, a que está "rolando". Olha! Ser publicitário é o "canal". Viu só, aquele que ganhou vários prêmios aqui e no exterior! Nessa profissão o futuro é certo, além de ser muito "legal"! As justificativas são muitas, mas no fundo o candidato à carreira que está na moda não pesquisa a profissão a fundo para saber se tem ou não vocação para a mesma. Como viu ou ouviu falar que é boa e tem perspectiva, será com certeza a escolhida.
DESPREOCUPADO:Também chamado de desencanado ou desopilado. Alegre, geralmente bagunceiro em sala de aula. Surfa na Internet por prazer. Continua nas baladas e quer aproveitar a vida, curtindo festas, músicas e danças. Não estuda, só assiste às aulas e acha que já está muito bom e que vai passar facilmente. Também tem aquele que alega que não vale a pena estudar agora porque não vai passar mesmo. Prefere guardar todas suas forças para o próximo ano. Tem capacidade de atuar de acordo com a intuição e os instintos mais do que com o intelecto.
ESTUDIOSO: Vestibulando vulgarmente chamado de "CDF". É aquele que estuda tudo, desde as proteínas das bolachas do café da manhã, às calorias do almoço, até a classificação das hortaliças, verduras, carboidratos no jantar. Calcula a velocidade média entre sua casa e o cursinho não deixando de ler o jornal ou revisar algumas minúcias da história. É ativo e esforçado, mas só pensa "naquilo" (vestibular!). Namorar, baladas com amigos, nem pensar!
FILHO DO "PEIXE": Peixinho é! Assim como, tal pai, será o filho. Seu futuro já estava traçado desde que nasceu. O negócio do pai que já vem do avô está destinado a dele. A continuidade dos negócios da família estará a sua inteira responsabilidade dentro em breve. Deverá assumir o lugar que lhe está reservado de qualquer maneira, afinal o que mais poderia fazer? Vai receber tudo assim, "de mão-beijada", o esforço será apenas de dar seqüência ao que já está pronto. Aqui temos, os que querem e os que não querem. E você, quer ou não?
ILUDIDO: É o vestibulando que está sempre sonhando. Imagina-se como o jornalista correspondente em Londres do Jornal Nacional ou é o arqueólogo tipo "Indiana Jones". Há ilusões de toda ordem: poderá ser o mais famoso médico dando entrevistas para o "Fantástico" da Globo quase todos os domingos; há também o que sonha menos, mas que se vê reconhecido na fila do banco por estar todo de branco com o estetoscópio no pescoço. O importante é escolher aquela carreira que está dando fama ou destaque pessoal.
INDECISO: É daquele vestibulando que não sabe bem o que quer. Já pensou em todas as carreiras possíveis e imagináveis, mas, não encontra o que realmente quer ser ou estudar. Está sempre mudando de idéia e desiste de tudo facilmente, basta algo ou alguém apresentar uma nova carreira ou ver alguma reportagem, pronto! Está "resolvido"! Sugestionável ao cúmulo, pode prestar para musicoterapia simplesmente porque é uma nova profissão, ainda que quase ninguém saiba do que se trata ou para que serve, desde que soe bem aos seus ouvidos. Isso hoje, porque amanhã deverá optar por direito porque é uma carreira tradicional, estável e tem sempre campo de trabalho.
INICIANTE: Neste nicho há algumas categorias: O que acabou o colegial e/ou que está fazendo cursinho pela primeira vez. Há também aquele que nunca prestou um processo seletivo embora tenha parado de estudar a algum tempo, mas está com a esperança de agora prosseguir nos estudos. Mas todos estão na categoria de vestibulandos de primeira viagem.
PERSEVERANTE: É aquele vestibulando que sabe o que tem que fazer e faz! Mesmo que lhe digam o quanto é difícil passar no vestibular, ele continua estudando com afinco. Busca seus ideais e deve chegar lá! Vai conseguir porque tem confiança. Geralmente já escolheu a profissão que vai trilhar por ter pesquisado o que vai fazer e tem afinidades com a carreira. A universidade é aquela que tem tudo "haver" com o que espera.
PRESSIONADO: Vestibulando coagido pelos pais a estudar... estudar... estudar... Constrangido pelos pais é obrigado a ser o melhor da classe, tirar notas altas sob pena de não ir para a balada nos fins de semana. A coação para o estudo acontece a todo o momento. O pai quer saber se ele também leu o jornal, quantas horas estudou química e se sabe qual é a capital do Azerbaijão quando vêem no noticiário da tv que lá ocorreu uma enchente. A mãe fica lembrando que numa conversa com as amigas, o filho de fulana se formou em economia e não se deu bem, mas que sabe que seu "filhinho querido" vai ser "o médico" bem sucedido, mesmo vendo que seu interesse é por informática.
TREINEIRO: O Treineiro é o novato, geralmente não acabou ainda ou está no início do colegial ou ensino médio. O treineiro também não está muito preocupado por não poder ingressar no ensino superior. É que não tem ainda o diploma na mão. Nunca prestou um processo seletivo, mas, quer conhecer como é o vestibular e saber se estaria preparado se fosse pra valer! Está na categoria de vestibulandos de primeira viagem.
VETERANO: Vestibulando tarimbado, estável e muito perseverante. É aquele que já está praticamente "graduando-se" no cursinho. O veterano é um mensageiro dos insights. Adaptável e aberto gosta de liderar, e pode ser impulsivo de vez em quando. Quer estabelecer a individualidade ao mesmo tempo em que precisa ser aceito pelo grupo. O veterano é ativo, esforçado e impetuoso. Com muita vivacidade, sabe ser extrovertido e audaz.
Fonte: Vestibular1
Siga-nos no twitter @vidadevest e continuem mandando sugestões! FUUUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário